Activités
COVID-19, piorou a situação das Pessoas com Deficiência na Guiné-Bissau. A constatação é da Ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social e foi manifestada no dia 3.12.2021, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, sob lema " Liderança e Participação das Pessoas com Deficiência, por um Mundo pós COVID, Inclusivo, Acessível e Sustentável. Na sua mensagem por ocasião do dia, Maria da Conceição Évora afirmou que a doença de COVID aumentou o sofrimento dessa camada, tendo apelado em nome do Governo, a multiplicação de solidariedade, para uma aproximação fraternal e efetiva para com os nossos irmãos deficientes.
A Ministra da Mulher alertou ainda que a deficiência é um mal que assola a humanidade, com repercussão negativas na vida das pessoas com deficiência, nas suas famílias e na comunidade envolvente.
Referindo-se as discriminações que são alvos, a Ministra apontou as barreiras nas vias de acesso, espaços públicos e privados aberto ao público com dificuldades de acesso aos deficientes, limitando assim a sua participação social. Perante a situação, a Ministra lança um desafio as Instituições públicas e privadas no sentido de estabelecerem parcerias de formação em matéria de atendimento às pessoas com deficiência. Na mensagem, a Ministra lembrou que o Estado ratificou a Convenção sobre os Direitos Humanos das Pessoas com deficiência em 2014, demostrando a preocupação do governo em relação a esta camada vulnerável. Nesta linha, revelou que está instituída uma Comitê Técnico Multissetorial de Monitorização de Políticas Públicas, a favor das Pessoas com deficiência. Por fim a Titular da Pasta de Solidariedade Social anunciou que foi elaborada uma Estratégia Nacional de Inclusão, aguardando a sua aprovação no Conselho de Ministros. A data de 3 de Dezembro foi instituída pela ONU como Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, com a finalidade de sublinhar a necessidade de dar maior atenção por parte da Sociedade Civil e do poder político para os assuntos relacionados com a deficiência.