Plus grand Plus petit Message Imprimer

Portail des Droits des Personnes Handicapées en Afrique de l'Ouest

News
fr

fr

Activités

Destribuição de Vermetina Abedondazol nas Ilhas de Bejagós, concretamente em Bubaque Ministerio de Saúde em Colaboração com FADPD e ONG

O Presente relatório que ora se apresenta, é o resultado das atividades implementadas pela direção regional de saúde pública do programa Oncocercose e Filarioze Linfática. A organização Sightsavers junto com a Federação das Associações de Defesa e Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Guiné-Bissau (FADPD-GB), no âmbito do Programa de Onco realizou a campanha de distribuição dos medicamentos para toda a população das Ilhas (mulheres, homens, meninas e meninos) sob lema não deixar ninguém para trás.

• Ateliê de formação do programa Oncocercose
Aos dezasseis e dezassete dias do mês de Janeiro do ano Dois Mil e Vinte Um, pelas nove horas da manhã deu-se o início de actividade de formação do programa ONCO que durou dois (02) dias na Sala de formação da direcção regional de saúde em Bubaque. A abertura foi presidida pelo director regional senhor José Nacutum, que agradeceu a presença de todos os responsáveis das áreas sanitárias, a nível central (Victorino Martinho Aiogalé e Cristovam Mandjuba) sem deixar de mencionar a representação da Federação das Associações de Defesa e Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Guiné-Bissau (FADPD/GB), na pessoa do Senhor David Queirós, dois elementos de associação de pessoas com deficiência no sector de bubaque (Domingos Soares da Gama e Vitória Oliveira) que irão participar na distribuição dos medicamentos, dando assim por aberta esta acção de formação.
Esta formação sobre o Reforço de Capacidades para a Campanha de oncocercose destinada aos responsáveis das áreas sanitárias foi administrado pelo Victorino, e teve como objectivo capacitar os responsáveis da área sanitária que irão formar os Agentes de Saúde Comunitária ASC.
Em primeiro lugar falamos de Oncosercose é uma doença causada por infecção de verme parasita Onchocerca volvulus. Sintomas incluindo coceira, caroços na pele e cegueira.
Valamos de Filariose Linfática é uma doença parasitária crónica, considerada uma das maiores causais mundiais de incapacidades permanentes ou de longo prazo. É causada pelo verme nematoide Wuchereria Bancrofti e transmitida pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus.
Também das seguintes temas :
 Diferentes estratégias contra a filariose linfática ;
 Modo de administração dos medicamentos ;
 Tratamento da oncocercose ;
 Quem não deve tomar o Ivermectina (Mectizan) : As pessoas muito doentes, as mulheres grávidas, as crianças com menos de 5 anos de idade e que ainda não tem 90 cm de altura ;
 As Mulheres Amamentadora menos de semana ;

Recherche sur

fr

Annuaires de contacts ANNUAIRES DE CONTACTS

fr

Forums

BULLETIN BULLETIN

Alertes

  • Cochez les rubriques auxquelles vous souhaitez vous abonner...


Bulletin

Abonnez-vous à notre newsletter et recevez par e-mail l'actualité