Plus grand Plus petit Message Imprimer

Portail des Droits des Personnes Handicapées en Afrique de l'Ouest

News
fr

fr

Activités

Lançamento de Base de Dados das Pessoas Com Deficiência

O Governo está determinado na criação e harmonização das políticas públicas que forneça às pessoas com deficiência, os incentivos para melhorar às suas condições de vida. A determinação do executivo foi tornada pública esta quarta-feira 28 de Julho, pela Ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social, Maria da Conceição Évora ao presidir a cerimónia do lançamento de base de dados das pessoas com deficiência, em representação do Primeiro-Ministro, Nuno Gomes Nabiam.

No seu discurso, Maria da Conceição Évora, enfatizou ainda o engajamento do Executivo na conscientização dos empregadores para a necessidade de mitigar as barreiras descriminatórias ao emprego para às pessoas com deficiência no país.
Para a titular da solidariedade social, às pessoas com deficiência podem trabalhar em múltiplos sectores se forem dado os apoios adequados. para tal, acredita que só é possível com o envolvimento directo de todos nas acções que visam consciencializar a sociedade à uma visão inclusiva na Guiné-Bissau.
Maria da Conceição Évora, acredita que para atingir ou superar às perspectivas que integram os objetivos do desenvolvimento do milénio deve-se capacitar às pessoas com deficiência e proporcionar políticas e programas inovadoras bem como assegurar a implementação efectiva da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Segundo os dados apresentados, embora parciais, apontam para Onze mil quinhentas oitenta e quatro (11584) pessoas com deficiência, com incidência no sector autónomo de Bissau com dois mil duzentas e e vinte pessoas, seguido da Região de Oio com dois mil cento e setenta e duas pessoas (2172) e Gabú com mil setecentos cinquenta e três (1753) pessoas com deficiência. No entanto, a Ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social, Maria da Conceição Évora, espera que estes dados irão servir de suporte para criar projetos de acordo com as áreas de maior incidência de tipos de deficiências e criar ambientes facilitadoras, os serviços de suporte e reabilitação, garantir uma adequada proteção social e garantir a o cumprimento cabal das legislações ligadas às pessoas com deficiência.
Os dados apresentados pela Federação de Associações de Defesa e Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Guiné-Bissau, foram recolhidas no âmbito do projeto, "por um ambiente favorável às pessoas com Deficiência durante e após a pandemia do Coronavírus sob o lema : Ka Nô Sucundi. financiado pelo programa das Nações Unidas para Desenvolvimento.
Na ocasião, o representante desta instituição da ONU, Tjark Egenhoff, considra de grande importância os dados concebidos pelo projecto financiado pela sua instituição e espera que seja um vetor importante no desenho dos projetos virados as pessoas com deficiência.

O diplomata, convidou o governo para evidenciar as políticas de defesa às pessoas com deficiência.
Para o presidente da Federação de Associações de Defesa e Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Guiné-Bissau, Lazaro Barbosa, os dados apresentados são sem dúvidas um importante contributo para o futuro e para sobrevivência das pessoas com deficiência no país.
O activista, não tem dúvidas que o desiderato irá permitir ao governo e os parceiros a definição das políticas claras a favor dos seus associados. Neste quadro, apelou ao executivo e os parceiros sociais o financiamento para a conclusão da campanha de mapeamento das pessoas com deficiência na Guiné-Bissau.

Recherche sur

fr

Annuaires de contacts ANNUAIRES DE CONTACTS

fr

Forums

BULLETIN BULLETIN

Alertes

  • Cochez les rubriques auxquelles vous souhaitez vous abonner...


Bulletin

Abonnez-vous à notre newsletter et recevez par e-mail l'actualité